Momento mais popular e prolífero do rock, trazia as idéias de quem tinha visto o rock surgir e de quem não havia conseguido sucesso na década anterior. O movimento anti-guerra e as drogas, combinados, deram origem ao pensamento dessa década.
Invasão britânica ou British Invasion foi um influxo de artistas de rock and roll do Reino Unido (em sua maior parte originários da Inglaterra) que se tornaram populares nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países. A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1966, mas o termo também se aplica a "ondas" posteriores de artistas britânicos que alcançaram um impacto significante fora da Grã-Bretanha. O sucesso que os Beatles e os Rolling Stones fizeram nesta época foi o responsável por difundir o rock pelo mundo.
Psicodelismo/Acid rock: o acid rock buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os principais nomes do acid rock foram os grupos: The Doors, Jefferson Airplane, Beatles, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. Marcantes na evolução do rock nos anos 60 foram os festivais de música, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como o próprio Hendrix e Santana, e o de Monterey, que teve a presença de Janis Joplin.
Rock experimental: rock que misturava elementos de vários estilos musicais associados ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicadélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical elevada. Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.
Rock progressivo: músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Jethro Tull, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd e King Crimson, bem como o Rush em meados dos anos 70 e o Marillion nos anos 80. No Brasil, essa evolução do rock surgiu com A Bolha, em 1965.
Surf music: com pegadas fortes e distorcidas, e com traço principal o reverb (eco). Muitas das bandas são apenas instrumentais, podendo haver apenas o Baixo. Considerar as banda Los Straitjackets, e no Brasil Retrofoguetes. É importante não confundir Surf music com Surf rock, onde temos os Beach Boys e The Ventures.
Ópera rock: estilo de rock que conta histórias com muitos minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things, The Wall, do Pink Floyd e The Celebration Of The Lizard King do The Doors. A primeira banda brasileira a lançar uma ópera-rock chamava-se Cartoon, isso foi no seu segundo álbum Bigorna. O álbum, por sua vez, contava a história bem-humorada do Rei Arthur e sua espada Excalibur, que é substituída por um martelo.
Garage rock: para estes roqueiros, celebridade e muito dinheiro importavam ainda menos que sofisticação musical, qualquer um pode fazer rock de garagem, basta ter instrumentos, saber três acordes ou marcar um 4/4. É também conhecido como proto-punk, já que o punk foi inspirado nesse estilo. O estilo é conhecido, basicamente, pelas composições "Wild Thing", da banda inglesa The Troggs, e "Leader of the Pack", das americanas The Shangri-Las.
Blues rock: esse estilo de rock contém extrema influência de blues, Rolling Stones, The Animals, Janis Joplin, The Beatles, The Doors, Cream e The Who são os precursores. Deu origem ao hard rock. Considerado por muitos um estilo purista.
Iê-Iê-Iê: o rock and roll brasileiro era chamado de iê-iê-iê, por influência da expressão Yeah, yeah, yeah, presente em músicas dos Beatles (como She Loves You). O rock brasileiro tinha como influências da Inglaterra e dos Estados Unidos, dependendo do artista ou banda. Os principais roqueiros brasileiros do período são Roberto Carlos e Erasmo Carlos, porém nomes como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Os Incríveis, Wanderléa, Martinha, e muitos outros que participaram da Jovem Guarda também contam.
Invasão britânica ou British Invasion foi um influxo de artistas de rock and roll do Reino Unido (em sua maior parte originários da Inglaterra) que se tornaram populares nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países. A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1966, mas o termo também se aplica a "ondas" posteriores de artistas britânicos que alcançaram um impacto significante fora da Grã-Bretanha. O sucesso que os Beatles e os Rolling Stones fizeram nesta época foi o responsável por difundir o rock pelo mundo.
Psicodelismo/Acid rock: o acid rock buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os principais nomes do acid rock foram os grupos: The Doors, Jefferson Airplane, Beatles, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. Marcantes na evolução do rock nos anos 60 foram os festivais de música, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como o próprio Hendrix e Santana, e o de Monterey, que teve a presença de Janis Joplin.
Rock experimental: rock que misturava elementos de vários estilos musicais associados ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicadélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical elevada. Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.
Rock progressivo: músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Jethro Tull, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd e King Crimson, bem como o Rush em meados dos anos 70 e o Marillion nos anos 80. No Brasil, essa evolução do rock surgiu com A Bolha, em 1965.
Surf music: com pegadas fortes e distorcidas, e com traço principal o reverb (eco). Muitas das bandas são apenas instrumentais, podendo haver apenas o Baixo. Considerar as banda Los Straitjackets, e no Brasil Retrofoguetes. É importante não confundir Surf music com Surf rock, onde temos os Beach Boys e The Ventures.
Ópera rock: estilo de rock que conta histórias com muitos minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things, The Wall, do Pink Floyd e The Celebration Of The Lizard King do The Doors. A primeira banda brasileira a lançar uma ópera-rock chamava-se Cartoon, isso foi no seu segundo álbum Bigorna. O álbum, por sua vez, contava a história bem-humorada do Rei Arthur e sua espada Excalibur, que é substituída por um martelo.
Garage rock: para estes roqueiros, celebridade e muito dinheiro importavam ainda menos que sofisticação musical, qualquer um pode fazer rock de garagem, basta ter instrumentos, saber três acordes ou marcar um 4/4. É também conhecido como proto-punk, já que o punk foi inspirado nesse estilo. O estilo é conhecido, basicamente, pelas composições "Wild Thing", da banda inglesa The Troggs, e "Leader of the Pack", das americanas The Shangri-Las.
Blues rock: esse estilo de rock contém extrema influência de blues, Rolling Stones, The Animals, Janis Joplin, The Beatles, The Doors, Cream e The Who são os precursores. Deu origem ao hard rock. Considerado por muitos um estilo purista.
Iê-Iê-Iê: o rock and roll brasileiro era chamado de iê-iê-iê, por influência da expressão Yeah, yeah, yeah, presente em músicas dos Beatles (como She Loves You). O rock brasileiro tinha como influências da Inglaterra e dos Estados Unidos, dependendo do artista ou banda. Os principais roqueiros brasileiros do período são Roberto Carlos e Erasmo Carlos, porém nomes como Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys, Os Incríveis, Wanderléa, Martinha, e muitos outros que participaram da Jovem Guarda também contam.